bem-estar
Frio lá fora, quentinho aqui dentro
De acordo com o Ayurveda, a digestão é um processo quente. Então, vem ver dicas de como aumentar o Agni, fogo digestivo
09 de Maio de 2022

O Ayurveda é um sistema médico originário da Índia e data mais de cinco mil anos de existência. De acordo com ele, a gente funciona em equilíbrio de mente, corpo e espírito - daí o nome Ayurveda, que significa “ciência da vida”.
Para além dos doshas e dos cinco elementos (Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra) que regem a nossa vida, o Ayurveda diz que a chave para a nossa saúde é a digestão.
Quando temos uma digestão eficiente, nosso corpo é rico em Agni, ou seja, fogo digestivo. Isso faz com que sejamos capazes de assimilar os nutrientes dos alimentos e eliminar o resto. Para essa medicina alternativa, uma digestão ruim significa alimentos não digeridos, que logo se convertem em toxinas, chamadas de AMA. Para a Ayurveda, esse é o ponto de partida de todas as doenças.
Quando o ambiente ao nosso redor muda, nosso corpo responde a essas mudanças, viu? Um exemplo disso é o clima: basta que as temperaturas dêem aquela caída que a gente tem vontade de comer alimentos mais quentinhos, como sopas, chocolate quente e etc. Isso não é coincidência: para nos manter aquecidos, nosso corpo gasta mais energia. E alimentando-se de comidas mais pastosas e mornas, a gente ajuda a nossa digestão, aumentando o Agni.
O que comer no frio?
O Ayurveda recomenda que a gente coma alimentos com a temperatura oposta ao clima do momento. Por isso, uma boa pedida é apostar em chás - ao longo do dia todo. O Kit Chás é perfeito para esses dias mais frios: três blends deliciosos, o Chá Refeição, Chá Pausa e Chá Noite + nossa Garrafa de Chá com Infusor. Superprático, né?
Além dos chás, o Golden Mix é uma excelente opção para alimentar o nosso Agni. Com cúrcuma e outras especiarias, ele é ótimo para ajudar a digestão, além de ser anti-inflamatório e antioxidante, graças à curcumina, o ativo da cúrcuma - potencializado pela pitada de pimenta-do-reino preta e leite de coco em pó. Demais, né? Ele pode ser adicionado à bebidas quentinhas, como chocolate quente, mingau, sopas… Como combina com receitas doces e salgadas, vale soltar a criatividade!
Na hora de comer frutas, uma dica é cozinhá-las: corte uma maçã em cubos e aqueça numa panelinha com um pouco de água. Acrescente um pouco de açúcar ou melado e canela, se preferir. Tudo o que estiver grelhado, cozido, pastoso e quentinho, é bom pra nossa digestão no frio!