ASSINE NOSSA NEWSLETTER


cultura

O que você vai ler em 2023

As obras que serão lançadas neste ano e valem a pena esperar

Por Julia Schwarz

02 de Janeiro de 2023

Você piscou e 2022 passou. Tanta coisa aconteceu e ainda assim parece que foi ontem que a pandemia começou - ainda bem que não - e estávamos em outra realidade, jogados em um cotidiano que não era nosso.

Na época, eu mesma criei e consegui focar em alguns hábitos, entre eles o da leitura, que mesmo com a volta da “vida normal” não saiu mais do costume. A questão é que ler virou tendência, uma das boas, que se instalou em conversas nas rodas de amigos, threads no Twitter, virais do Tiktok e muito mais - e já que essa tendência não vai a lugar algum, vale à pena embarcar nessa, mesmo que atrasado!

Mas agora é hora de prestar atenção para o que vai rolar em 2023 no mundo literário. Bora?

Eu não poderia começar por outra novidade a não ser “Spare”, obra do príncipe Harry. Aqui no Brasil vai se chamar “O Que Sobra” e será lançado em 10 de janeiro. Comecei por ele porque fui completamente tomada pelo recém lançado documentário da Netflix “Harry & Meghan”, que conta mais sobre a história de vida de cada um e a repercussão como casal. Admito que não seria uma obra que eu normalmente me interessaria, mas depois do documentário me encontrei obcecada por esse casal e mal posso esperar pela fofoca extra que ele pode contar nessa obra.

Uma das minhas autoras favoritas, e praticamente unanimidade da ficção literária romântica, Emily Henry tem mais uma obra pra sair em abril. “Happy Place” (Lugar Feliz, em português) conta a história de um casal que se separou há seis meses, mas finge estar junto durante uma viagem - obviamente dormindo no mesmo quarto - com seus melhores amigos. A premissa transborda o que a autora faz de melhor e esse livro promete ser um forte concorrente entre as melhores obras da autora. Ainda sem previsão para estrear por aqui.

E ainda no quesito romances maravilhosos, anota aí:

  • Ali Hazelwood, de “A hipótese do amor”, vai lançar o “Love, Theoretically” (Amor, Teóricamente).

  • Talia Hibbert, de “Acorda pra vida, Chloe Brown”, vai lançar o “Highly Suspicious and Unfairly Cute” (Altamente Suspeito e Injustamente Fofo).

  • Christina Lauren, de “Imperfeitos”, vai lançar o “The True Love Experiment” (O Experimento do Amor Verdadeiro).

  • Jojo Moyes, de “Como eu era antes de você”, vai lançar o “Someone Else’s Shoes" (Os Sapatos de outra pessoa).

Ou seja, muita coisa boa vem por aí.

P.S.: Ainda no universo literário - mas transformado e transmitido para as telinhas - a adaptação de “Daisy Jones and The Six”, de Taylor Jenkins Reid, promete tudo e mais um pouco. O perfil da banda fake até já foi verificado no Spotify, o que sugere que logo mais vamos estar escutando todos os maiores hits do grupo.

E também, a adaptação do best-seller de Elena Ferrante, “A vida mentirosa dos adultos”, já chega agora, dia 4 de janeiro, pela HBO. A história do livro será contada em seis episódios.

Verdade seja dita, gosto também de sair do meu território conhecido. Então, além de marcar na agenda esses lançamentos de obras que fico ansiosa para ler desde já, sempre pesquiso o trabalho de novos autores.

Compartilho por aqui os títulos que mais me pareceram promissores :

  • “Yellowface”, de R. F. Kuang, conta a história de duas amigas que estão em momentos extremamente diferentes da vida, apesar de terem se formado juntas com o sonho de se tornarem autoras famosas. Athena acaba conseguindo alcançar esse sucesso, enquanto June nem consegue um contrato. Por impulso, quando Athena sofre um acidente e morre na frente de June, ela decide pegar o livro recém terminado da amiga e o publica sob o pseudônimo Juniper Song. Por quanto tempo o segredo pode ser mantido?

  • “Age of Vice”, de Deepti Kapoor, é uma história que começa com um acidente que resulta em cinco mortes, um motorista que não deveria estar lá e muitas questões não respondidas. A partir daí tentamos conhecer melhor e desvendar as tramas que envolvem a rica família Wadia e as pessoas próximas de sua rotina que se encontram envoltas em um drama acelerado que promete não te deixar largar o livro nem por um segundo.

  • “The Faraway World: Stories”, de Patricia Engel, é um livro de dez contos premiados e ambientados nas Américas que conta a história de personagens assombrados por temas de migração, sacrifício e compromissos morais.

Já deu pra perceber que o cronograma de 2023 está cheio de sucessos instantâneos! Em meio tempo, se cuidem, se hidratem, leiam muito e aproveitem o ano novo.

Nos vemos em breve.

Por Julia Schwarz

Stylist e apaixonada por leitura


Logo escrito iLovee em tom preto único

ASSINE NOSSA NEWSLETTER