ASSINE NOSSA NEWSLETTER


lifestyle

Mil e uma noites

A Maison Terroir investe em vilas temáticas e experiências marcantes para cativar seus hóspedes em São Paulo

Por Marianne Carini

13 de Janeiro de 2023

Em meio a um oásis guardado discretamente - como um segredo - em Bragança Paulista, interior de São Paulo, as seis vilas da Maison Terroir apenas complementam os vales requintados e jardins esplêndidos da fazenda. Os registros da história da propriedade remontam ao ano de 1860, quando Olympio Cândido Ferreira, então bem sucedido barão de café, procurou em terras desta região o lugar para estabelecer seus negócios e sua família. 

Assim nasceu a Fazenda Boa Esperança, cuja sede - uma construção tradicional que parece ter saído de uma novela de sucesso, quadrada e quase sem terraços, ganhou arquitetura italiana palladiana após ter sido adquirida pela família Matarazzo. Pela casa e seus jardins passaram pessoas famosas e representantes da sociedade da época, tais como o Senador Eduardo Matarazzo Suplicy e Don Eudes de Orleans e Bragança que até brindaram a propriedade com duas aquarelas, que até hoje enfeitam as paredes da sala de estar. Seguindo a vocação agropecuária da região, café, gado de leite e cavalos de corrida eram alternados na pauta de negócios, cujos proprietários se revezavam no comando, até que finalmente em 1997 foi adquirida por um casal paulistano, dando continuidade à bonita história do lugar, que há mais de um século está presente na vida do município.

Hoje, o conceito da Maison Terroir é de aluguel de espaços temáticos para eventos e oferta de hospedagem no modelo de negócios lodge, onde a exclusividade e privacidade são o grande diferencial. Por lá, as experiências são personalizadas para que cada pessoa sinta-se única, morando na casa de seus sonhos - e muito bem cuidada!

Batemos um papo com Regina Rusca, proprietária da fazenda, para conhecermos melhor as vilas e serviços que a Maison oferece e garantimos (por experiência própria) que aquele é um lugar para não sair do seu alcance.

Boa leitura!

IL: Cada vila foi pensada com uma estética em mente. Como funcionou essa escolha?

MT: Sim, o conceito desenvolvido e o nosso forte é a capacidade de entender e atender à gama de diferentes personalidades - e vontades - de quem quer passar de, desde algumas horas, até várias semanas conosco. Como fomos brindados com o diferencial que a topografia, o clima e a natureza trazem isso nos permite, por exemplo, mesclar a Vila Pôr do Sol com a linda mata nativa, ou ainda mostrar a imponência da Maison Bleu que domina o vale de lagos. Para quem quer sair de casa e vivenciar outros espaços que oferecem descobertas, aventuras e histórias tudo é cuidadosamente pensado e cuidado com o objetivo de teletransportar o hóspede para onde ele quiser. Até uma antiga estação de trem e locomotiva foram restauradas para proporcionar uma verdadeira viagem aos séculos XVIII e XIX.

IL: Vocês diriam que quem se hospeda na Maison está em busca do que?

MT: Diria que em busca de uma forma de luxo que não se traduz meramente em riqueza e sofisticação. O luxo de estar a 80km de São Paulo, numa região com característica de estância climática, com segurança, silêncio quebrado pelo canto dos pássaros, privacidade, serviços de alta qualidade, mata nativa, animais selvagens e muitos lagos para descobrir no seu próprio tempo. Cada hóspede faz o que quer, quando quer. Passeia por onde quiser, faz refeições onde quiser e no horário que quiser. E nós damos todo o carinho e cuidado para fazer acontecer.

Outros itens de luxo do mundo de hoje são energia e internet. Especialmente por estarmos "no meio do mato" temos gerador e uma rede de wifi de alta performance. Afinal, todos querem instagramar e compartilhar essa maravilha, né?

IL: Quais são as experiências que a Maison oferece durante o ano inteiro?

MT: O cardápio de experiências é vasto e elaborado especialmente para cada hóspede. Tradicionalmente oferecemos passeios guiados, gastronomia, balada, piquenique, spa, escaladas, equitação, recreação infantil, esportes de areia, curso de classificação de café e muito mais. Tudo é preparado de forma personalizada. A única experiência sazonal que temos é a "Do Pé ao Terreiro", que permite acompanhar um dia de colheita do café - e isso só acontece nos meses tradicionais de colheita que normalmente se estendem do final de maio ao final de julho. 

IL: Alguma novidade para o ano de 2023?

MT: No finalzinho de 2022 inauguramos as piscinas aquecidas e lareiras privativas na Vila Pôr do Sol e Vila Country. Estamos considerando abrir ao menos mais uma vila que ficaria na área do pomar. Vamos ser sede de um torneio da Prova de Três Tambores, que agita a região com muita energia e diversão. Há outras novidades, mas por enquanto é segredo!

IL: Se pudessem descrever a personalidade de cada vila em três palavras, quais usariam? 

MT: Vila Maison Bleu - soberba, festa, luxo

Vila Marroquina - romance, privacidade, místico

Vila NY - modernidade, cosmopolita, clean

Vila Country - loft, confortável, divertido

Vila da Garças - visual, família, impressionante

Vila Pôr do Sol - natureza, sossego, por-do-sol

IL: Qual é a especialidade da culinária oferecida na Maison?

MT: O cardápio, onde servimos e o horário é o hóspede que decide, então nossa gastronomia se transforma para acompanhar seu ritmo. Para o dia-a-dia de estadias mais longas a comida regional, de fazenda, é bem variada e faz sucesso. Incluímos sabores que vêm da horta, ovos caipiras e receitas de família.

Também trabalhamos com cardápios temáticos que podem incluir comida italiana, mineira e baiana. Para jantares especiais sugerimos fondues ou noite da pizza. Claro que os happy hours não foram esquecidos, então as comidinhas estilo "boteco" com canapés e entradinhas estão disponíveis a todo momento. E, claro, saladas caprichadas e sobremesas sempre incríveis!

A seguir você confere algumas fotos que a fotógrafa Eleonora Cintra produziu no local, com produção executiva e criativa do iLove.e e Iguatemi365, e que saíram na primeira edição do nosso journal físico. Os modelos são Eduarda Bretas e Leandro Santos.

Por Marianne Carini


Logo escrito iLovee em tom preto único

ASSINE NOSSA NEWSLETTER