ASSINE NOSSA NEWSLETTER


comportamento

Ronda Semana 20/01

Uma curadoria semanal de notícias, pensatas e dicas

Por Marianne Carini

19 de Janeiro de 2023

Para ler com calma

A paranóia com o envelhecimento, dicas para superar um crush e o sucesso dos reality shows

Por Marianne Carini

Limpas, cheirosas e criativas

Em meio a todo aquele vapor e água, um bom banho pode relaxar não só o corpo, mas também a mente, liberando fluxos de consciência, clareza e criatividade - e quem disse isso é a comunidade científica. O Washington Post divulgou uma pesquisa que mostra que o chamado "efeito do banho" é onde, normalmente, muitos de nossos melhores pensamentos acontecem. No estudo com escritores e físicos, enquanto a maioria das ideias criativas ocorreram no trabalho, 20% das ideias mais significativas surgiram enquanto eles faziam outra coisa – lavando a louça ou tomando banho. Ou seja, precisa de uma solução para aquele probleminha chato do trabalho? Pro banho, já!

Felizes - e saudáveis - para sempre

Já pensou se alguém conseguisse estudar e acompanhar pessoas desde a sua adolescência até a velhice para descobrir o que - realmente - faz bem para a nossa saúde e felicidade? Pois então, por 85 anos (e contando), o Harvard Study of Adult Development acompanhou um grupo de homens e mulheres, e seus descendentes, ao longo de três gerações, para chegar até o final dessa investigação.⁠ Milhares de perguntas e centenas de medições depois, um fator crucial se destacou: bons relacionamentos. Robert Waldinger and Marc Schulz, diretores do estudo, publicaram um ensaio no Wall Street Journal onde afirmam que o melhor para a saúde mental, física e até longevidade é investir em conexões pessoais próximas. Então continue na academia, mas também mantenha quem você ama bem pertinho.

Diário de uma paixão

Superar um crush não é fácil, não a toa, é uma questão antiga que atormenta a humanidade desde o início dos tempos - até porque, todo mundo já passou por isso. Embora o desgosto possa parecer uma forma de tortura sem fim, existe uma maneira de superar alguém de quem você gosta. E antes de você pensar "é mais fácil falar do que fazer", a Teen Vogue preparou um guia com 17 dicas super úteis que vão te ajudar a seguir em frente (e não, ouvir músicas da Taylor Swift não foi incluso). Se funciona? Não sabemos, mas vamos morrer tentando.

Além dos memes

É só um novo reality show começar e bombar nas redes que as análises sobre os mais diversos temas também começam. Mas afinal, porque os reality shows fazem tanto sucesso? O que faz com que esse formato gere tanto bafafá? Não existe uma fórmula simples para explicar, mas a @casadosaber conseguiu reunir alguns motivos. Além de conferir alguns deles nesse post, o canal também gravou um vídeo rápido com o Doutor em Ciências Sociais, Luis Mauro Sá Martino, para explorar o assunto de forma mais dinâmica.

A vida depois do Tinder 

Lá em 2012, ninguém fazia ideia que o "arrasta para o lado" do Tinder fosse mudar tanto nossas vidas amorosas. Agora parece óbvio, mas no início essa era a arma secreta que o app usou para revolucionar o namoro por telefone, transformando-o em uma espécie de jogo. Mas deslizar leva ao amor? O The Cut publicou uma matéria e dedicou um episódio inteiro de seu novo podcast para investigar se o sucesso do Tinder, além de dinheiro, também envolve conexões reais.  

Gerascofobia

Sim, essa palavra existe e pode ter a ver com você. A paranóia com o envelhecimento está tão intensa entre os jovens dessa geração que passou a ser classificada como patologia. A pergunta é: Quem tem medo da velhice? E porque o envelhecimento ainda nos perturba tanto? Esse é o questionamento da revista Trip, que descobriu que a chamada "gerascofobia" ainda pode causar ansiedade e depressão. Na publicação você tem acesso aos dados do relatório publicado pela instituição Sociedade Real para Saúde Pública, do Reino Unido, e como a pressão pela juventude eterna só agrava esse sentimento.  

Eu sou um passageiro

É preciso muita coragem para viajar sozinha, isso ninguém discute, mas a recompensa faz a jornada valer a pena. Além da bagagem em autoconhecimento, explorar destinos pelo mundo sem estar acompanhada também é um ato de liberdade e autocuidado, e permite nos levar a uma viagem interna transformadora. Em uma reportagem para o site da Mina Bem-estar, a especialista em marketing, Gabrielly Sadovski, conta como deixou o medo de lado e foi rodar pelo mundo sozinha. Ela compartilha suas descobertas sobre si mesma e ainda incentiva todo mundo a fazer o mesmo, afinal essa história de deixar de fazer algo por medo não cabe mais no nosso roteiro, né?   

Cool Drops

Não podemos deixar de falar sobre…

Mais chique que NFT

A artista multifacetada, Igi Lola Ayedun, produziu a série de imagens "Eclosão de um sonho, uma fantasia" com a ajudinha de uma inteligência artificial. De outra dimensão - literalmente.

M de Mudança

Inaugurada dia 12 de janeiro nas unidades Caixa Cultural do Brasil, a exposição “Mulheres que Mudaram 200 Anos” conta as histórias de mulheres que foram figuras decisivas no desenvolvimento do Brasil .

Summer Loving

Não é só em Grease que um amor de verão deu certo! A revista Gama reuniu depoimentos de histórias de amor e encontros que aconteceram na estação mais quente do ano.

Com Spoiler

Quem indica um livro pelo trecho nesta semana é a jornalista e head de conteúdo do iLove.e, Olívia Nicoletti.

"(...) a situação de crise sempre me parece boa para pensar; porque ela contém a possibilidade de uma outra vida, de um outro mundo."

Escute as feras, de Nastassja Martin

Por Marianne Carini


Logo escrito iLovee em tom preto único

ASSINE NOSSA NEWSLETTER