ASSINE NOSSA NEWSLETTER


casa

Em Casa com Julie Couto

A empresária e influenciadora digital nos recebe em seu apartamento, que fica em São Paulo, mas tem ares baianos

Por Gabriela Junqueira

22 de Março de 2023

Repleto de verde e com uma decoração marcada por diferentes tons de madeira, o apartamento de Julie Couto parece não fazer parte do caos paulistano. Ao entrar em sua casa, comentei que, antes de saber o endereço, pensava que não ficava em São Paulo. "Como não podia morar na praia, resolvi trazê-la para dentro da minha casa", brincou a criadora de conteúdo, que também é uma das sócias fundadoras da Così Home. Julie me ajuda a encontrar as palavras para descrever o que sinto: a sensação é que estou adentrando uma casa localizada em uma pequena cidade do litoral da Bahia. Não por acaso, nascida em Salvador, ela fez do Estado a sua referência máxima para dar vida a seu lar. 

Julie Couto

Formada em moda pelo Istituto Marangoni, em Milão, Julie morou na Itália por três anos e meio, onde atuou na área e, em seguida, se mudou para Honduras. Por causa da violência no país, decidiu retornar ao Brasil e, logo de cara, começou a trabalhar na marca de roupas MOB, onde conheceu a amiga e futura sócia, Gabriela Lorenzetti. 

As duas ficaram noivas e começaram a montar suas casas ao mesmo ano, momento em que trocaram muitas referências e compartilharam até uma pasta no Pinterest. A parceria era tanta, que foi Julie quem produziu as estampas das almofadas do casamento de Gabi. Depois de se casarem, nasceu a vontade de seguir com projetos que envolviam decoração. Assim, surgiu a ideia de criar a Così, em 2013. 

Toda a experiência na moda aparece nos itens da marca. “Nunca foi sobre fazer uma blusa, precisava ter uma bossa, um carinho, nunca fui de só fazer coisas repetidas”, explica Julie. O mesmo cuidado está presente na Così. “Nosso lema é traduzir todo nosso conhecimento de aviamentos e mix de estamparias para o universo da decoração. Nossas almofadas, por exemplo, tem zíper de metal dourado, o enchimento vem com uma frase especial, somos muito focadas nos detalhes”, completa.

O duplex onde mora, localizado no bairro dos Jardins, representa muito bem seu lifestyle conectado com a natureza. Quem acompanha Julie nas redes sabe que, sempre que pode, ela escapa para algum destino que tenha mar. Assim, faz sentido que certos detalhes de sua casa vieram de aventuras e carregam histórias. Esse é o caso de um enfeite de cacto vindo de Ibiza, destino para onde ela e o marido viajam anualmente. Julie diz que é muito influenciada pela decoração do arquipélago, que é o seu "happy place” há alguns anos e que a inspiração da palha e o linho que são frequentes em sua casa vieram de lá.

Cacto na casa de Julie Couto

Julie brinca que, apesar de sua casa transparecer leveza, ela é uma pessoa multifacetada e possui seu lado agitado, que ama dançar e adora uma festa. “Minha casa ficou leve porque resolvi entrar em um processo de desapego material há alguns anos”, conta. “Acredito também que essa sutileza vem dos materiais que são naturais e orgânicos”, completa.

Um dos cantos favoritos da casa é a sala de estar, em que conversamos. "Meu marido costuma trabalhar aqui do lado, eu fico deitada papeando com ele e curtindo o Nico, nosso filho de três anos", conta. O ambiente é composto pela combinação da cortina de cordas de algodão, feita por ela. 

Julie Couto 3

Trabalhos manuais, aliás, fazem parte dos hobbies da anfitriã. “Eu faço muita coisa à mão, mas não tenho tanta habilidade, é mais a necessidade”, diz. Esse é o caso de uma luminária branca que comprou durante sua gravidez mas que, ao colocar na parede, percebeu que a incomodava. “Tenho alguns aviamentos guardados em uma caixa, que eu compro mesmo quando não preciso, então peguei cola e revesti, movida pela vontade de deixar mais orgânico”, explica.

Outra paixão de Julie que fica evidente ao olharmos o primeiro andar é a natureza, tem plantas por todos os lados. A primeira que comprou foi uma jiboia, que cresceu e preencheu o ambiente. Em seguida, sempre que encontrava um espaço vazio, decidia trazer mais um verdinho e, assim, a casa foi ganhando os ares e contornos que carrega. A influenciadora tem até uma favorita, a Fifi, uma Ficus lyrata que a acompanha desde a época em que se casou. Apegada ao cuidado com as plantas, explica que até pouco tempo a Fifi ficava dentro de casa, mas, por ter crescido, a mudou para a área externa, o que demandou um processo de adaptação.

Fycus Lirata

Julie conta que hoje gosta de transformar o apartamento aos poucos, testa e inventa a todo momento. "Quando me mudei para cá, queria tudo pronto. Com o tempo, percebi o que fazia mais sentido e entendi que prefiro adaptar os espaços conforme as minhas necessidades do momento", explica. 

Sala de Julie Couto

A última mudança que realizou foi aumentar o charmoso deck da área externa. "O Nico gosta que fiquemos ao seu lado quando está na jacuzzi. Outro dia eu e meu marido fomos deitar ali e percebemos que não cabemos os dois, então resolvemos, da noite para o dia, aumentar".

Ao reparar no ar convidativo do deck, perguntei se ela tem o hábito de receber muitas visitas em casa. Julie conta que prioriza petit comités e que pequenos grupos de amigos a visitam com frequência para jantar. "Gosto de sempre acomodar todos muito bem, sempre estou muito preocupada com o bem-estar".

Objeto de decoração de mesa

Quando questionei se ainda queria fazer mais alguma transformação no apartamento, Julie brincou que vai colocar à baixo o segundo andar e que quer mudar a disposição da escada e dos cômodos. Um dos motivos está ligado ao seu estilo de vida. "Por exemplo, tenho  um closet gigante e não faz mais sentido. Quero ter cada vez menos roupas. Por ter trabalhado com a moda, já consumi demais. Com o tempo, entendi que cada vez mais preciso de menos", explica. Acho que sim, assim como Julie, todos nós precisamos de mais leveza e menos coisas.

Por Gabriela Junqueira

Jornalista e criadora de conteúdo que mora em São Paulo.


Logo escrito iLovee em tom preto único

ASSINE NOSSA NEWSLETTER